A região onde hoje está localizado o município era habitada pelos índios tapuias, até que o Conde da Ponte recebeu da Coroa as terras que iam até a fronteira da Bahia, abrangendo boa parte da bacia do rio Pardo. Suas terras continham todo o território do atual município.

No começo do séc. XVIII, a propriedade do Conde da Ponte estava arrendada na forma de fazendas. Em 1833, é criado o distrito de São João da Raposa, assim chamado devido à abundância de raposas na região, ligado ao município de Rio Pardo.

Em 1888, por iniciativa de Raimundo Meireles, descendente de um dos primeiros povoadores, foi doado um terreno para a construção da capela de Nossa Senhora da Saúde, às margens do rio São João. Com a sêca de 1890, as terras férteis da região atraíram muitos retirantes, e o arraial ganhou forte impulso, tornando-se importante centro comercial e passando a ser conhecido como São João do Paraíso. Torna-se município em 1943, sendo seu primeiro prefeito Dr. Osório Adrião da Rocha.
Cidade pequena, limpa e organizada, é considerada a terra do doce de marmelo e maior exportadora do óleo de eucalipto, matéria prima que é utilizada na produção de diversos produtos industrializados. A sua economia destaca-se pela atividade agropecuária, o município possui uma forte produção de carvão vegetal obtida a partir de florestas plantadas de eucalipto, produção essa que destina-se as usinas siderúrgicas localizadas na região de Sete Lagoas e Belo Horizonte, além disso, possui um comércio pujante e dinâmico. São João como é chamada por seus moradores é reconhecida por ser uma cidade hospitaleira, terra de gente boa, que com o seu jeito mineiro simples de ser, acolhe de braços abertos todos os seus visitantes e pessoas que a escolhem para morar. O município preserva e valoriza suas tradições culturais, como o seu rico artesanato, folia de reis, festas juninas onde acontecem levantamento de bandeiras em homenagens a santos, comemorações e apresentações de danças tradicionais. A festa de aniversário da cidade comemorada no dia 1º de janeiro é sempre aguardada com ansiedade por seus moradores e por todos os seus visitantes. A cidade de São João do Paraíso é ligado por rodovia asfaltada ao município de Taiobeiras (70 km), Ninheira(30 Km), Vargem Grande do Rio Pardo (30 km) e por rodovia em leito natural ao município de Cordeiros localizada no estado da Bahia (45km). No município está instalado o 4ºPelotão da Polícia Militar subordinado a 11° Região da Polícia Militar - 2° Companhia Independente da Polícia Militar. A Delegacia da Policia Civil é subordinada à 22ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Janaúba.

No esporte a cidade ainda engatinha, mas vêm se destacando em competições regionais como a COPA Inter TV Grande Minas, copa de times de futsal do Norte de Minas.
Localização de São João do Paraíso no Brasil: 15° 18' 50" S 42° 00' 50" O
Unidade federativa: Minas Gerais